Author: Andresa e Marcio
•11:38
Essa semana participei de um evento de networking promovido pela empresa. Um jogo de curling. Fomos para o clube de curling em Calgary tivemos aulas, jogamos e depois teve a premiação e o jantar.
Sinceramente, eu não achava que seria tão divertido jogar curling mas como sou aberta a novas experiências paguei para ver e simplesmente adorei. Ao contrário do que eu pensava é super divertido e exige um certo preparo físico. Fiquei quebrada no dia seguinte.
Curling é um esporte de precisão similar ao bocha, mas que é jogado com pedras grandes polidas que deslizam sobre o gelo.
Acredita-se que o jogo foi inventado no século XVI na Escócia, e era jogado ao ar livre sobre um lago. Atualmente é um esporte indoor (em área coberta) muito popular aqui no Canadá e desde 1998 é um esporte oficial nos jogos de inverno.
Para que não conhece o esporte aqui vai um resuminho do que seria o jogo:
Cada jogador lança ou solta duas pedras em cada jogo, de forma alternada com seu companheiro na equipe adversária. O objetivo do lançamento é fazer com que a pedra, ou rocha, pare em um local predeterminado (um draw ou guard) ou mova outra pedra (um takeout ou raise).
Todos os quatro membros da equipe lançam duas pedras em um jogo e varrem nos lançamentos de seus colegas. Enquanto um jogador lança, dois outros varrem conforme for necessário. A varrição efetua o polimento do gelo, de forma que a pedra vá mais longe caso tenha sido lançada de forma muito suave e uma varrição vigorosa exige condicionamento físico. Em um jogo típico de duas horas, um jogador caminha cerca de 3,2 km.
O capitão atua como líder e estrategista da equipe. A estratégia é um fator importante no curling, tão importante como a habilidade de lançamento. Algumas pessoas chamam o curling de "xadrez sobre o gelo".
A pontuação é determinada após cada rodada de 16 pedras. Um círculo com 3,65 m de diâmetro, a 'casa', é a área de pontuação. As pedras na casa devem estar mais próximas do tee (centro) do que qualquer pedra para pontuar. A pontuação máxima em uma rodada é oito pontos. Normalmente, são marcados de um a três pontos. Os jogos têm 8 ou 10 rodadas, durando de 2 a 2,5 horas.

|
This entry was posted on 11:38 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

4 Comentários:

On 3 de março de 2008 às 10:04 , Cynthia disse...

Amiga,
ADOREI!!!!! Ver vc, que nao 'e muito adepta a esportes, jogando esse jogo de varrer.... muito legal! Vai ter que ensinar a gente pra ver se tiramos a m'a impressao. Como te disse, eu e Joao achamos esse "esporte" meio esquisito. Mas com vc como teacher, quem sabe a gente nao gosta?!
Bjocas,
Cynthia :)

 
On 6 de março de 2008 às 08:23 , Cecilia Brandao disse...

oi Andresa,

Parece bem legal mesmo!!!

beijos

Cecilia

 
On 18 de março de 2008 às 06:19 , Fábio disse...

Hehe, Esse esporte deve ser muito divertido mesmo...

Sempre gostei de esporte não habituais, espero um dia ainda poder joga-lo!!!

Parabéns pelo post.
Abraços!

 
On 1 de abril de 2008 às 19:22 , Paulo Henrique disse...

Andressa, muito obrigado pela aula. Acho curling um joguinho bem interessante. Até assisto pela TV. Assisti pela internet uma partida do campeonato nacional daí recentemente. I really like curling!
abs